quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Hard rock é um gênero musical, variante do rock and roll célebre por algumas características próprias, das quais se destacam as guitarras pesadas e solos instrumentais. Surgiu a partir do fim da década de 1960 e início da década de 1970, e representou de certa maneira um regresso aos princípios do rock and roll, na sua base mais primária, com a presença uma seção rítmica proeminente, arranjos simples - geralmente com influência do blues - e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A formação típica era constituída por baterista, baixista, guitarrista, e algumas vezes, um tecladista, além do vocalista, que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos, seguindo uma linha rítmica junto com a guitarra, dando uma forma mais pesada ao rock clássico.
Muitas bandas misturaram o hard rock a outros estilos, como o
funk rock do Red Hot Chili Peppers e o funk metal do Rage Against The Machine, o blues e heavy metal como Scorpions e AC/DC, o rock progressivo do Uriah Heep), além de estilos mais pesados com guitarras distorcidas como o (System of a Down.
O hard rock é muitas vezes confundido com o
heavy metal[1][2][3] devido a algumas semelhanças e uma raiz genealógica comum. A linha rítmica do hard rock baseia-se mais no ritmo, as guitarras acompanham o vocal, ou o contrário, a bateria com toques simples. Enquanto o heavy metal baseia-se mais nos riffs de guitarra, que são independentes da voz mas no compasso musical seguem a bateria. As raízes do hard rock se encontram nas bandas iniciais de heavy metal do final dos anos 1960 e início dos anos 1970 e nas bandas de punk rock do final dos anos 1970.

wikipedia

Nenhum comentário: